Se você acredita no seu potencial intelectual como estudante, você está no caminho certo. Muitas pessoas no Brasil podem achar que o processo de admissão de estudantes em grandes instituições é um processo muito complicado e quase impossível de ser realizado. No entanto em oposição ao que muitos pensam, o processo não é o bicho de sete cabeças.
Ao contrário de universidades brasileiras, universidades americanas realizam um processo bem diferente na admissão de estudantes. Ao invés de somente usar vestibular como fator chave para ingressar em uma instituição, os americanos passam por um processo que consiste em certas etapas principais. Essas consistem em: se candidatar à uma instituição; apresentar notas do ensino médio; realizar o SAT ou ACT; participar de uma entrevista; e escrever uma redação do tópico estipulado. Esse é um dos processos mais comuns de candidatura, lembrando que não é um padrão predeterminado.
Durante esse processo, os estudantes vão “filtrando” as instituições conforme suas notas, interesse das universidades, propostas de suporte financeiro e preferências pessoais. Assim, chegando a decisão para qual universidade querem ingressar.
Para nós, estrangeiros, que tem interesse em prestar faculdade no exterior, o processo é praticamente o mesmo. Porém, temos um fator a mais para nos preocupar. Que é o financiamento do programa. Devido à alta do dólar, o custo das universidades fica bem alto, principalmente se as despesas forem bancadas sem assistência nenhuma de uma bolsa de estudos. Muitas vezes, o valor de um programa pode ser realmente bem alto, o que desmotiva muitos estudantes a continuarem o processo.
Por sorte, existem bolsas acadêmicas que são perfeitas para estudantes com alto potencial intelectual e que estão focados a irem para o exterior. Assim que estudantes atingem os padrões requisitados, provando que são dignos candidatos à oportunidade de bolsa, as universidades selecionam os estudantes mais aptos que se destacaram durante o processo de seleção. E os recompensam com bolsas de valores parciais ou até integrais. Essas são conhecidas como “Bolsas por Mérito”, as quais recompensam o desempenho do estudante pelos seus resultados. E essas, são muitas vezes as que oferecem os maiores valores de bolsa. Porém, também são as mais disputadas, pois as universidades concedem em média, somente 10 dessas para todos os candidatos.
Muitas instituições também promovem bolsas em certos cursos, como incentivo a estudantes estudarem nessas áreas. Além de muitas outras opções que as instituições promovem como suporte para estudantes com necessidade de ajuda financeira, porém essas, sendo em valores menores.
Tais faculdades requerem pré-requisitos bem altos, e alunos de alta excelência conseguem chegar a tal padrão. A EducaSports, procura ajudar estudantes no processo de preparação, e prover a melhor condição para que o estudante escolha a universidade certa que encaixe com suas demandas. Preparando o estudante para as entrevistas, tutoria sobre as redações e a estudar para o SAT ou ACT. Não esquecendo também da parte de consultoria e intermediação dos processos, documentação e especialização da língua inglesa. Desde o momento em que o aluno esteja com o visto da universidade em mãos, até seu ano de graduação.
Escrito e publicado por: Henrique Yasuo Tsugiyama
10 de Agosto, de 2018
https://educacao.uol.com.br/intercambio/estados-unidos/
https://educationusa.state.gov/your-5-steps-us-study
http://www.williamwoods.edu/admissions/undergraduate/scholarships/incoming_freshman.html